sexta-feira, 17 de setembro de 2010

POR QUE INVESTIR EM PROPAGANDA ?

A propaganda exerce um papel fundamental no crescimento de uma empresa. Alguns fatores fazem dela ferramenta determinante para o sucesso de uma organização. Confira.

Posiciona e valoriza a marca junto ao público consumidor. Estabelece um elo de comunicação entre a empresa e o mercado.

Comunicando benefícios funcionais e, criando benefícios emocionais, a propaganda ajuda a construir lealdade a uma marca.

Desempenha efeito estabilizador em períodos de crise. As empresas que mantém a propaganda durante um período de recessão obtém melhor performance após a crise.

Gera lucros para a empresa. Estimula a demanda de um produto, baixando os custos fixos do mesmo. Além disso, consumidores leais a marcas tornam-se menos sensíveis a preços, o que otimiza as margens de lucro da empresa.

Transmite segurança e confiabilidade a um produto. Quando o consumidor vê o anuncio do produto comprado, reduz o nível de insegurança, aumentando o grau de satisfação.

Amplia o apelo dos produtos em lançamento, aumenta o período de sobrevida de um produto em maturação ou reativa produtos em declínio, quando lucrativos, além de facilitar o processo de relançamento e reposicionamento de produtos.

Mantém viva a marca na mente do consumidor. Um dos papéis da propaganda é o de condicionar o pensamento e a lembrança do consumidor em relação a uma marca.

Em mercados concorridos, dois fatores podem gerar maior grau de proteção e real vantagem competitiva para a empresa: o posicionamento e imagem das marcas (favorecidos pela propaganda) e o domínio dos canais de distribuição.

Possibilita aos consumidores reconhecerem mais facilmente suas necessidades nos produtos anunciados. Deste modo, a propaganda ativa as necessidades que irão motivar um consumidor a comprar um produto ou serviço comunicando seus benefícios funcionais e emocionais.


Fonte : CGM - Departamento de Análise Mercadológica - Rede Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário